quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Candido Portinari - Obra e Vida

Outro artista expressionista (com forte tendência deste movimento) que esteve em pauta em nossas aulas foi Candido Portinari. A seguir um pouco de sua história e de sua arte.


Este artista foi estudado através de um seminário apresentado pelos alunos: Ana Caroline Borges, Bruna Antonelli Batista, Bruna Peruchi, Fabio Gianfratti, Gabriela Garcia, Giovana Mendes, Helen Ariane, Layza Loyze, Livia Torina, Renata Paula e Renata Sales.


A explanação dos alunos passou pelas seguintes etapas: 1. Apresentação (através de um video), 2. Exposição de Arte (suas obras) e 3. Aplicação de uma Atividade. Sendo estas representadas abaixo:

1. Apresentação: o video abaixo narra um pouco da história e características do artista.


 


Candido Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903, em uma fazenda de café na cidade de Brodowski, interior de São Paulo. Aos 15 anos vai para o Rio de Janeiro e matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes. Portinari retorna, cheio de saudades do Brasil em 1931. Coloca em prática a decisão de retratar nas suas telas o Brasil – a história, o povo, a cultura, a flora, a fauna, onde cada quadro revela a alma brasileira, sendo esse pra ele, o lado bonito. Mas o lado feio também era retratado: com cores fortes, pintava a pobreza, as dificuldades, a dor, a fome. Portinari tem como tema essencial às suas obras o Homem, dando força mais a temática social. Candido Portinari morre no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas.





Características principais de suas obras:

- Retratou questões sociais do Brasil;
- Utilizou alguns elementos artísticos da arte moderna europeia;
- Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos;
- Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.
 
2- Exposição de Arte - elaborada em quatro instâncias (O povo brasileiro, Série Biblíca/2ª Guerra Mundial, Retirantes/Meninos de Brodoski e Temas Históricos) mostrava suas diferentes tendências e características, algumas de suas obras expostas serão apresentadas abaixo.
 





3. Aplicação de Atividade - para encerrar a apresentação foi elaborada e aplicada a seguinte atividade:


Tema: Eu Portinari. (reinterpretação das obras de Portinari).

Faixa etária: a partir de quatro anos.

Competências e Habilidades: Exercitar a criatividade, exploração de diferentes materiais, expressar-se e comunicar-se de diferentes maneiras por meio de linguagens artísticas, cultivar a curiosidade como propulsora da construção artística e construir significação por meio das formas artísticas.

Objetivo: Incitar a criatividade, explorar seus próprios sentimentos, questionar os sentimentos do autor quando criou as obras e conhecer novas maneiras de explorar obras do autor.

Conteúdo: Reinterpretação da obra de Portinari, por meio de apreciação de diferentes obras, dando significado próprio à elas.

Estratégia: Após uma breve introdução sobre a vida e obras de Portinari, dividir a sala em grupos e apresentar diferentes obras para a turma, que deverá através da proposta da imagem recriar a obra a partir de suas preferências.

Avaliação: Essa atividade não exige avaliação, por ser uma atividade que visa a criatividade e a preferência de cada indivíduo.

Recursos Materiais: Imagens das obras de Portinari impressa em folha sulfite A4 e carvão.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário