quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Aula 08 - Vanguarda Européia

Marcada pelos antagonismos: a grande euforia pela evolução tecnológica em contraste pelas desastrosas consequências da mesma. Neste momento de contradições as artes se beneficiam com o surgimento de diferentes vertentes artísticas. O Cubismo, o Surrealismo e o Futurismo são algumas delas, sendo que estas serão explanadas a seguir.

CUBISMO
O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, de Pablo Picasso, na qual retratou a nudez feminine com traços geométricos.


O termo “cubismo” foi inventado por Matisse, ao observar quadros de Braque, numa exposição de 1908 (em Paris). O primeiro núcleo de pintores cubistas foi composto pelo encontro de Georges Braque e Pablo Picasso, imitados em seguida por Mondrian, Juan Gris, Picabia, Férnand Léger.

As características de traços geométricos e cores fortes foram imortalizados por diversos artistas, assim como Anita Malfatti eTarsila do Amaral.




 
FUTURISMO
O Futurismo foi um movimento artístico e literário iniciado oficialmente em 1909 que surpreende os meios culturais europeus pelo caráter violento e radical de suas propostas.

O movimento expressionista tem em comum com o Futurismo a disposição de demolir a cultura passada e criar um novo homem; mas dele se difere pelo pacifismo, pelo sentimento de fraternidade e pelo desprezo ao materialismo industrial.

Lembrando que as Vanguardas tem aparecido e se confundido por entre as características e artistas do Expressionismo, então muitos aparecem nos dois momentos, como é o caso de Portinari e Munch. Mas um dos principais artistas que demarca o futurismo é Lasar Segal.




SURREALISMO
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surge na França nos anos 20, reunindo artistas anteriormente ligados ao dadá. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Defende que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e expressar o inconsciente e os sonhos, livre do controle da razão e de preocupações estéticas ou morais. Rejeita os valores burgueses, como a pátria e a família.

Neste jogo de contracepções e desfigurações do real Tarsila ressurge com a obra mais conhecida até os tempos atuais: o Abapuru, e também surge Salvador Dali com inúmeras obras (como a exibida abaixo: a Persistência da Memória).




Essas Vanguardas, como o próprio nome diz "o que marcha a frente" foram movimentos bem avançados pra época, porém extremamente visionários, que até hoje são muito marcantes.... Outras vertentes também se encaixam nessa época, como o Dadaísmo por exemplo. Todas elas são destacadas pelo conteúdo abstrato e as cores que dão vida à arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário