O homem desde que surge em planisfério terreno, sempre transgrediu suas emoções através de alguma forma artística. Lá em seu mais longícuo tempo, as representações são iniciadas através de uma comunicação falha por ruídos, até chegar naquilo que temos de mais primitivo das fonts históricas: marcas ou desenhos em cavernas. E é por esse vies que se desenvolve a primeira aula de História da Arte.
ARTE RUPESTRE
Nossos antepassados de uma era bem bem bem distante, começaram a se manifestar artisticamente através desses desenhos em cavernas. Suas representações vão ganhando diferentes objetivos e formatos com o decorrer do tempo. Pelo incrível que pareça, o hábito traz a habilidade, e consegue-se definir traços bem mais minuciosos e sensiveis na trajetória humana.
O que a priori era só um registro de números e caças conquistadas, que alias eram feitas com o próprio sangue animal, ou com extratos vindos de árvores e da natureza em geral. Aos poucos vai-se ganhando uma sensibilização maior e passa a registrar as histórias humanas, das famílias das cavernas. Ocorre então a transição de registro de caça para diria audaciosamente, primeiras criações de narrativas históricas.
E assim se dá esse primeiro momento na história da arte! Claro que há muito mais a se falar, mas essas foram minhas observações iniciais em aula, agora farei mais pesquisas e desenvolverei alguns conteúdos a mais pra contemplar essa discussão por aqui.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário