domingo, 13 de outubro de 2013

Aula 04 - Arte Renascentista

Estudo das Obras

Alimentada do berço italiano a Renascença invadiu toda a Europa (entre os séculos XIV e XVI). Construindo uma estética baseada no resgate das obras clássicas da Grécia e Roma. Uma volta  a busca pela perfeição, mas com adaptações pra realidade vivida nesse momento histórico.

Tendo como principais especificações as que serão detalhadas a seguir em cima de importantes obras de renomes representantes deste período. Assim como é o caso de Michelangelo que usa na sua pintura "A Criação de Adão" a temática religiosa, marcada pelo encontro de Deus e Adão; ressalva para o elemento "perspectiva" onde se tem a impressão de uma obra tridimensional, com profundidade e muita exatidão nos detalhes.


Michelangelo: "A Criação de Adão"

Outras características importantes desta época foram utilizadas numa das obras mais conhecidas em toda a história da arte no mundo, "Monalisa". Sendo elas, a pintura a oleo e a preferência pelos retratos. Numa obra enigmática Da Vinci conseguiu retratar os padrões estéticos femininos da época.

Leonardo da Vinci: "Monalisa"

O jogo de claro e escuro é muito utilizado também dando mais riquezas as obras; observe abaixo na criação de Rafael, a utilização de elementos arquitetônicos em fundo, naturalismo (representação fiel e presença da natureza - neste caso percebe-se o céu e claridade adentrando a escola), o predomínio das linhas horizontais e o equilíbrio através da proporcionalidade e simetria são evidentes.

Rafael: "A Escola de Atenas"
 
As percepções desta fase artística são marcas em todas as ênfases da época, indo também refletida na arquitetura, música e escultura. "O Homem Vitruviano" de Da Vinci é uma perspectiva destes ideais, onde o homem ganha um pouco mais de espaço nas representações artísticas, mas sem abandonar os ideais clássicos. 

Leonardo da Vinci: "O Homem Vitruviano"

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